sexta-feira, 31 de julho de 2015

7 criaturas do folclore escocês

De fantasmas e duendes à monstros marinhos e canibais, o folclore escocês está repleto de contos estranhos e maravilhosos. Enquanto algumas lendas escocesas tornaram-se peças muito amadas dessa cultura belíssima, outras simplesmente desapareceram no esquecimento ao longo dos séculos.

Aqui, você poderá conhecer um pequeno compilado de alguns desses mitos e lendas que foram transmitidas através das gerações, e que hoje fazem parte desse mundo maluco chamado TERNÉTCHA:

MONSTRO DE GLAMIS


Diz a lenda que o monstro de Glamis foi um membro deformado da família Bowes-Lyon, que foi mantido em uma câmara secreta no Castelo de Glamis. O "monstro" foi acusado de ser Thomas Bowes-Lyon, o filho mais velho da tataravó da rainha-mãe, que nasceu em 1821. Os registros oficiais sugerem que a criança morreu na infância, mas, ao longo dos anos, os boatos de sua sobrevivência se espalharam. De acordo com a história, a cabeça de Thomas saía de sua caixa torácica anormalmente grande, e possuía braços e pernas minúsculos.



OS HOMENS AZUIS DE MINCH


Estas criaturas misteriosas do mar viviam no trecho de água entre a Ilha de Lewis e o continente. Pareciam seres humanos, mas tinha pele azul e nadavam ao lado dos barcos de pesca, fazendo o seu caminho através desse trecho de água tentando atrair marinheiros ao mar. A lenda diz que eles também conseguiam conjurar tempestades para naufragar navios e que eles viviam em cavernas submarinas, onde eram governados por um chefe. Diz se que se um marinheiro fosse atraído por eles, conseguiria fugir apenas se fosse bom de rima.

KELPIE


Dada a forma como os mares em torno da Escócia regularmente tiravam a vida dos pescadores da região, não é de se surpreender que quem vivesse na costa tinha muito medo da água. E é por isso que muitos de criaturas míticas da Escócia "viviam" lá, incluindo o kelpie. Assombrando lagos e rios, eles apareciam para os viajantes cansados ​​como pôneis perdidos com a crina molhada. Se você subisse na criatura, ela iria levá-lo direto para a parte mais profunda da água, afogando-o no processo.


SELKIE


A versão escocesa de sereias eram criaturas meio-humanas, meio-focas que podiam tirar suas peles de foca sempre que quisessem. Acredita-se que eles se originaram em Orkney, mas a Irlanda, as Ilhas Faroé e a Islândia tem suas próprias versões. Eles muitas vezes faziam parte de contos que falavam de como eles arrancavam suas peles de foca para se casarem com pescadores e terem filhos antes de colocar suas peles novamente e desaparecer de volta ao mar. Esse conto é semelhante também com o folclore brasileiro do Boto Cor-de-rosa.

RED CAP


Encontrados entre os castelos em ruínas espalhados através das fronteiras escocesas, os Red Caps (Chapéus Vermelhos) eram criaturas semelhantes aos goblins, assassinos que matavam os viajantes que acabavam surgindo em seu caminho. Eles, então, tingiam seus chapéus com o sangue de suas vítimas e precisavam seguir matando, já que se o sangue de seus chapéus secasse, eles morreriam. Apesar de usar botas de ferro revestidos, os demônios dentuços eram conhecidos por serem muito rápidos para fugir e por isso a única maneira de escapar era citando uma passagem da Bíblia.

WULVER


Descrito como um homem coberto com o cabelo castanho curto, mas com uma cabeça de lobo, o wulver faz parte do folclore escocês. Enquanto outros lobisomens míticos eram conhecidos por sua agressividade, o wulver era da paz e gastava seu tempo pescando em uma rocha conhecida até hoje como A Pedra do Wulver. Pra você ver como ele era 100% amor: o wulver tinha costume de deixar os peixes que pescava na janela das famílias pobres. Infelizmente não é visto há mais de 100 anos.


BANSHEE


A palavra "Banshee" vem do gaélico "bean shidh", que significa "mulher de paz". Embora diferentes culturas tivessem suas próprias versões, as banshees eram identificadas como as mulheres encontradas perto de córregos, lavando o sangue das roupas das pessoas prestes a morrer. Em alguns contos, elas são descritas como tendo apenas uma narina, um longo dente, pés de pato e com seios muito caídos. Algumas pessoas acreditavam Banshees eram os espíritos de mulheres que morreram durante o parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário