quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Quarta do Terror - Poltergeist: O Fenômeno


Ficha Técnica:
Direção: Gil Kenan
Ano: 2015
País: EUA
Duração: 94 Minutos
Título Original: Poltergeist

Sinopse: Uma família vive em uma casa assombrada por forças malignas. Quando as terríveis aparições se tornam mais frequentes e a filha mais nova é capturada, a família deve se unir para resgatá-la antes que ela desapareça para sempre.


Elenco: Não sei quem são, dsclp.

Crítica: Desde sua estréia, eu estava muito interessada em assistir esse remake daquele que eu considero um dos melhores filmes de suspense já feitos: Poltergeist: O Fenômeno, afinal tinha muita expectativa quanto à ele. Acontece que antes do meu antigo notebook dar problema, eu o assisti, e até tinha feito um rascunho sobre a crítica, mas não tive a oportunidade de terminá-lo. Hoje, finalmente consegui  expor à vocês, meu parecer sobre esse remake.


Ao compararmos o Poltergeist de 1982 com o mais recente, conseguimos claramente perceber o retrocesso pelo qual o filme passou. Pode parecer fanboyismo essa minha preferência pelo antigo Poltergeist, mas na minha humilde opinião, "em time que ganha não se mexe" e a "receita" do filme deu, desde a sua estréias até os dias atuais, muito certo. Já no de 2015, ao invés de aproveitarem o roteiro de sucesso de seu antecessor, junto com a nova tecnologia capaz de criar efeitos especiais mais profissionais e esteticamente mais bonitos e surpreendentes, os roteiristas optaram por emburrecer o script, com diálogos tediosos e muita cena inútil.

O problema fica também no modo rápido como o drama da família se inicia, não dando tempo e nem oportunidade para que o expectador se afeiçoe às personagens, e eu sempre digo que isso é um dos mais importantes aspectos em um filme de terror, afinal, como você vai sentir medo de um filme sem se colocar no papel do personagem, e como você vai se colocar no papel do personagem sem sentir afeição por ele?


Quer um exemplo prático disso? No Poltergeist de 2015, um dos personagens chamou muito a minha atenção, não por ser um papel importante, nem pela atuação do ator que o interpretou, mas pela incrível chatice dele. Sim, estou falando do filho chato, bosta, mala-sem-alça, irritante, cu, lazarento e inútil do casal, que me dá um desgosto incomensurável só de ouvir a voz dele. Eles até tentaram reverter essa impressão [SPOILER] colocando ele como salvador da irmã, mas meu Jesus amado, como eu desejei que ele ficasse no umbral pra sempre. [/SPOILER] A única coisa que consigo pensar ao lembrar dele é "MEU DEUS QUE MOLEQUE MAIS PAU NO CU!!!!"

É claro que não é tudo passívo de se jogar fora e Poltergeist tem lá seus - poucos - pontos positivos. Um deles é em relação aos efeitos especiais. A cena em que o "umbral" é mostrado ficou surpreendentemente muito boa e fica aqui o destaque da cena dos palhaços, que, admito, me fizeram trancar o brioco por alguns segundos.


Enfim, eu particularmente não gostei muito do filme, mas é claro que minha opinião não é absoluta, e pode ser que vocês curtam. Por isso, sugiro que vocês assistam e deem suas opiniões.

Nota:

Assista:
Clique AQUI e depois feche a propaganda para assistir.

Bom filme!

2 comentários:

  1. Nem cheguei a ver o remake,mas irmã viu e disse q o filme é bem fraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm não curti, não.. achei meio bosta, pra ser bem franca.

      Excluir