terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Corpo de marinheiro mumificado é encontrado depois de 6 anos desaparecido


No dia 25 de fevereiro de 2016, um marinheiro que sofreu processo de mumificação natural foi encontrado em uma embarcação à deriva depois de passar anos viajando sem rumo pelo Oceano Pacífico. Seu barco foi encontrado por dois pescadores que avistaram a embarcação no Mar das Filipinas.

Oficiais da Guarda Costeira americana foram informados pela primeira vez depois que um membro da tripulação de um iate de corrida viu o navio sem mastro em 31 de janeiro. No entanto, o barco só foi resgatado quase um mês mais tarde.




Os pescadores avistaram um iate branco flutuando com o mastro quebrado em pleno Oceano Pacífico, há 40 milhas da costa da cidade de Barobo, em Surigao del Sur. Nessa época, ela havia flutuado mais de 1.000 milhas náuticas. O avistamento da embarcação "fantasma" fez com que os pescadores entrassem no barco para investigar. Ao adentrarem no mesmo, a surpresa: o corpo de um homem jazia em sua cabine, completamente mumificado, ainda sentado em um banco em frente à mesa. Sua mão parecia estar procurando o rádio, como se estivesse fazendo uma última tentativa desesperada para enviar uma mensagem de Mayday.

Então, eles rebocaram o iate chamado Sayo, uma embarcação de 40 pés e com cerca de 20 anos de experiência, para o litoral, onde a polícia começou a investigar o que aconteceu. Ao examinar documentos e fotografias em álbuns do barco, a polícia conseguiu identificar o corpo como sendo de Manfred Fritz Bajorat, um ex marinheiro experiente que viajou ao redor do mundo pelos últimos 20 anos. A última viagem de Bajorat foi em meados de 2009.

Claudia, sua esposa, veio a falecer em 2010.

Manfred era um ex-vendedor de seguros que desistiu de sua carreira para a aventura no alto mar. Ele passou a viajar pelo mundo ao lado de sua esposa Claudia, mas o casal precisou seguir caminhos diferentes em 2008, quando Claudia descobriu que estava com câncer, e vindo posteriormente à falecer em 2010. Em 2009, o homem foi visto pela última vez zarpando da cidade de Mallorca, na Espanha.


No começo, temia-se que ele pudesse ter sido presa de piratas, mas uma autópsia mostrou que ele morreu de um ataque cardíaco. Quanto tempo ele esteve morto ainda não está claro.

Outro iatista contou à revista alemã Bild que conheceu Bajorat em Mallorca no mesmo ano. “Ele era um marinheiro experiente. Não acredito que ele tenha entrado em uma tempestade. Acredito que o mastro quebrou depois que ele já estava morto”, afirmou.
Última foto de Manfred.

Objetos pessoais, fotos e comida enlatada foram encontrados espalhados pela embarcação. Manfred teria ainda escrito uma carta à falecida esposa, onde dizia:

Estivemos juntos por 30 anos no mesmo caminho. Então, o poder de demônios foi mais forte que a vontade de viver. Você se foi. Que a sua alma encontre paz. Seu Manfred”, escreveu.

Especialistas forenses afirmaram que a mumificação natural aconteceu por causa dos ventos secos oceânicos, altas temperaturas e ar salgado, que ajudaram a preservar o corpo. Se estivesse vivo, ele teria 59 anos agora.

A polícia alemã tenta encontrar seus parentes para descobrir quando ele entrou em contato pela última vez e tentar determinar o ano de sua morte, visto que Manfred pode ter vindo à falecer entre 2009 e 2015.

Veja o vídeo do momento em que um dos pescadores entra na embarcação Sayo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário