sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Criptozoologia - Yeren



No fundo das montanhas do sul e do centro da China, diz-se que existe uma criatura humanóide peluda conhecida como Yeren. Avistamentos do Yeren, (em chinês: 神农架野人; também conhecido como Homem Macaco, Homem Urso, Homem Selvagem de Shennongjia ou Homem Selvagem Chinês), datam de mais de 2000 anos e ainda são relatados até hoje. Descrito como sendo um animal bípede e coberto de pelos avermelhados, possui em média 2,4 metros de altura, com uma barriga protuberante e uma bunda enorme (juro que isso tava escrito nas fontes), o Yeren tem uma semelhança impressionante com muito seres humanos. tendo o formato da cabeça muito mais semelhante à nossa do que com primatas, com uma face afundada, lábios salientes cobrindo grandes dentes e um nariz bulboso, com narinas voltadas pra cima.


Embora os Yeren não sejam considerados criaturas violentas, um artigo emergiu em 1980 que detalha a história de uma mulher que reivindicou ter sido sequestrada por um. No relato, a mulher afirmou ter passado vinte e sete dias sob custódia do Homem Macaco, na província de Hubei. A mulher ainda diz que em dado momento, o ser "de alguma forma" a engravidou. Ela teria dado a luz, e resultado da sacanagem morreu aos 22 anos de idade, cerca de 20 anos antes do artigo ser lançado, e, surpreendentemente, uma análise posterior de seus ossos supostamente mostrou características de homem e de macaco.

Mesmo amplamente considerado um mito, uma superstição na sociedade chinesa contemporânea, o Yeren possui um vasto histórico de avistamentos, não só por pessoas comuns, mas por cientístas e dignatários. Em 1940, o biólogo Wang Tselin alegou ter examinado o cadáver de um Homem Selvagem que havia sido morto na região de Gansu. Ele conta que era uma fêmea, com cerca de 6 pés de altura, com carácterísticas impressionantes, que se assemelhavam a um cruzamento entre macaco e humano. O geólogo Fan Jingquan, em 1950, relatou ter visto um par de Yeren ao vivo, e julgou tratar-se de mãe e filho, na floresta da província de Shanxi.


Em 1961, uma equipe de construtores de estrada supostamente matou uma fêmea Yeren nos arredores da floresta de Xishuang Banna. Quando funcionários da Academia Chinesa de Ciências chegaram ao local, no entanto, o corpo havia desaparecido. A investigação dos cientístas concluiu que a criatura, descrita como tendo apenas 4 pés de altura, era na verdade um gibão comum. No entanto, vinte anos mais tarde, um jornalista que estava envolvido na investigação afirmou que a criatura morta não era um gibão, mas sim, "um animal desconhecido, muito semelhante aos seres humanos"

O popular relato do século XVII da província de Hubei diz:

"Nas montanhas remotas do condado de Fangxian, há cavernas de rocha, nas quais vivem homens peludos de até três metros de altura, que costumam sair para caçar cães e galinhas nas aldeias, e brigam com quem resiste".

A maioria dos avistamentos está nos condados de Badong, Xingshan e Fangxian, e conseqüentemente  supõe-se que os Yeren vivam na reserva natural de Shennongjia em Yichang, mas nenhum foi descoberto realmente, seja lá ou em qualquer outro lugar.

Um encontro de 1976 testemunhado por vários burocratas locais trouxe os Yeren ao conhecimento público pela primeira vez. É relatado que no início da manhã de 14 de maio, enquanto em seu caminho para casa, o grupo encontrou uma "criatura estranha, sem cauda com pelo avermelhado" em uma estrada rural na província de Hubei. O motorista perseguiu a criatura com seu carro, forçando-o a escalar uma colina. Aproximadamente a meio caminho da colina, o ser escorregou e acabou parando em frente ao carro, de modo que os passageiros deixaram o veículo e se aproximaram da criatura com olhares atentos. Um deles teria atirado uma pedra contra o animal, que tornou a subir a colina e por fim, conseguindo exito na fuga.

Eles descreveram a criatura como tendo mais de seis pés de altura (cerca de 1,8 metros), coberta de pelos espessos e ondulados, de cor marrom-roxo-avermelhados, com uma barriga grande e nádegas salientes (o que essa gente tem na cabeça de prestar atenção na raba do macaco?). Os olhos eram humanos, mas o rosto tinha muito mais semelhante com o de um macaco.

O interesse no Yeren (e na bunda dele, aparentemente) tinha aumentado e o primeiro inquérito oficial foi lançado em 1961, mas era inconclusivo por falta de provas. Mais tarde, outra investigação formal da Academia Chinesa de Ciências colocou 110 investigadores nas florestas do condado de Fang e na área de Shennongjia. Nenhum avistamento foi relatado, mas testemunhas locais foram entrevistadas e pegadas de Yeren, cabelos e fezes foram coletadas.

Físicos da Universidade de Fudan, estudaram amostras oriunas de toda a China, e descobriram que o Homem Selvagem tem semelhanças genéticas com ursos, macacos e humanos. As amostras de pelos encontradas mostraram proporções de ferro e zinco 50 vezes maiores que as encontradas em cabelos humanos, e 7 vezes maiores que as encontradas em pelos de primatas comuns. Outro estudo provou que os pelos não eram nem totalmente humanos e nem totalmente primatas, mas sim uma junção entre ambas as espécies, o que parece ser congruente com a descrição das testemunhas.


Zhou Guoxing, um dos líderes da expedição, acreditava existir dois tipos de Yeren: "um maior de cerca de dois metros de altura, e um menor, cerca de um metro de altura." Ele também relatou dois tipos de pegadas: "Uma é grande, 30-40 cm, notavelmente semelhante ao do homem, com os quatro dedos pequenos mantidos juntos e o maior um apontando ligeiramente para fora.O outro tipo é menor, cerca de 20 cm, E mais semelhante à pegada de um macaco ou símio, com o dedo maior evidentemente apontando para fora." Zhou, acredita que espécimes vivos e mortos de Yeren menor já estão nas Mãos dos cientistas.

Mesmo com todos os relatos (alguns afirmam existir mais de 400 relatos de avistamentos nos últimos 20 anos), os cientistas não têm provas definitivamente para explicar o que a criatura é, ou mesmo se a existência do Yeren é real. Quando teorizam sobre o que os Yeren poderiam ser, muitos zoólogos acreditam que a criatura é um Gigantopitliccus sobrevivente, um primata bipedal gigante que se acredita ter desaparecido há aproximadamente 300.000 anos e que hoje compartilharia o mesmo habitat.

Também temos a hipótese de que os Yeren são, na verdade, um pequeno grupo de orangotangos evoluídos. Uma fonte aponta:

"O bipedalismo evoluiu de forma independente nos macacos por, pelo menos, duas vezes. Não seria de se admirar que isso tenha acontecido novamente com uma população isolada de orangotangos."

Outra suposta origem do Yeren remonta a 206 aC durante a construção da Grande Muralha. Trabalhadores exaustos e encarcerados na construção da muralha tomaram rumo em direção às florestas desoladas para escapar do trabalho drenante (e às vezes fatal) imposto à eles. Estes trabalhadores, tornaram-se selvagens ao longo do tempo na densa região montanhosa, levando a uma nova geração de "Homens Selvagens" escondidos na floresta. Dizia-se que esses selvagens, maiores e mais peludos que os humanos típicos, ainda conservavam a capacidade de falar e periodicamente se aventuraram para fora da floresta para perguntar se a Grande Muralha estava completa. Embora a resposta fosse sempre "sim", os selvagens estavam relutantes em acreditar e voltaram para sua casa alpina.



Fontes: 
Cryptid Wiki: Yeren
Paranormala: The Tale of The Chinese Wildman
Bigfoot Encounters: Chinese Wildman

4 comentários:

  1. Sinto que os chineses tem uma certa tara nas bundas dos Yeren

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro por Deus, em um dos artigos que li a respeito, mais precisamente no relato dos burocratas, tava escrito que um deles atirou uma pedra na buzanfa do coitado do bicho..

      O que esse pessoal tem contra bunda, gente? HHAHA!

      Excluir
  2. Gente loca kkkkkkkkkkkkkkkkkkk deixa as criaturas em paz lá no mato!kkkk

    ResponderExcluir