quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Quarta do Terror - Amizade Desfeita



Ficha Técnica:
Direção: Levan Gabriadze
Ano: 2014
País: EUA
Duração: 82 Mnutos
Título Original: Unfriended


Sinopse:
Quando um vídeo constrangedor de Laura Barns cai na internet, a menina tira a própria vida no pátio da escola. Um ano depois, um grupo de seis amigos conversam via Skype e percebem que há uma sétima pessoa na vídeoconferência. No início, suspeitam que seja apenas um bug no programa, mas rapidamente coisas estranhas começam a acontecer, expondo o grupo à um grande perigo.


Crítica:
Quando eu vi o trailer de Amizade Desfeita pela primeira vez, achei tudo genial. Estava muito ansiosa para assistir ao filme, que chegou ao Brasil com atraso de um ano. Achei a idéia de fazer um filme rodado apenas pela tela de um computador algo muito "pra frentex". Pra mim, essa era a evolução de filmes ao estilo Found Footage, onde vemos as situações gravadas pelos próprios personagens. Na minha cabeça, este era o futuro dos Found Footages, pois hoje em dia já não existem mais fitas cassetes e os CD's estão se tornando obsoletos, tornando filmes neste estilo meio batidos. Para essa nova geração modernizada e online, objetos como vídeo cassetes e aparelhos de DVD já são aparatos antigos que nós, homens e mulheres das cavernas, usávamos há centenas de anos atrás. Por esse motivo, essa futura nova cara dos filmes de terror chamou minha atenção.

A noção de que um espírito pode se manifestar através de programas e sites de internet também me pareceu muito interessante. Aqui mesmo no Show do Medo, vimos um caso onde um fantasma tirou uma selfie pelo celular e até um outro, onde supostamente a namorada falecida de um rapaz lhe enviava mensagens pelo Facebook. Nós ainda conhecemos uma técnica para conversarmos com espíritos pelo Skype.

Bom, voltando a falar de Amizade Desfeita, minhas expectativas não foram totalmente superadas. Não me entenda mal, até gostei do filme, mas não posso deixar de assisti-lo de forma crítica, e dessa forma, explorar os muitos pontos negativos e positivos do longa.

Em Amizade Desfeita, somos apresentados à um grupo de amigos que é o total estereótipo de jovens estudantes americanos que já vimos milhões de vezes em filmes de terror: o nerd, a biscate, o machão, o mocinho, a mocinha e a popular.

A trama é contada através da tela do computador de Blaire, a personagem principal do longa. Na tela, vemos programas e sites conhecidos por todos nós, como Google, Spotify, Facebook, Skype, Gmail e Chatroulette e ainda mostra coisas comuns à internet, como MEMES. Este fato, aliado à acertada escolha no elenco - todos desconhecidos - ajudam a criar a ilusão de que acabamos sem querer entrando em uma real conversa descontraída de um grupo de amigos que tomaram muito no cu.


O diretor Levan Gabriadze, que também foi o roteirista de Unfriended, fez uma boa narrativa, que é capaz de prender a atenção do espectador durante os 82 minutos que se seguem. No entanto, é evidente a grande quantidade de clichés presentes no enredo.

A premissa do filme também é muito relevante na atualidade, pondo em debate a questão do cyberbullying, que vimos crescer exponencialmente nos últimos anos. Fatores como vídeos e fotos constrangedoras expostas nas redes sociais, chantagem e o uso de fakes para ofender as pessoas são amplamente vistas em Amizade Desfeita.

Contamos com muitas cenas boas e impactantes neste longa, no entanto, existem ainda muitas cenas inúteis e/ou sem explicação, deixando buracos enormes no enredo e muitas perguntas no ar. Você até se sente curioso para assistir até o fim, mas acaba se decepcionando com a falta de informações reveladoras e com uma conclusão ruim.

Não há desenvolvimento dos personagens, o que deixa as mortes pouco impactantes. No decorrer do filme, você se pega inclusive, desejando suas mortes, que ocorrem em ordem muito previsível.


Levan Gabriadze teve o cuidado de deixar sempre a tela de pelo menos um dos personagens à vista, mesmo enquanto Blaire faz suas pesquisas no Google ou recebe uma mensagem no Facebook, o que eu achei uma ótima forma de não deixar o terror de lado. Contudo, a tela está sempre cheia de informações desnecessárias, mostrando pedaços das abas abertas, o Skype, o Itunes e parte da Área de Trabalho, o que, ao meu ver, o que pode atrapalhar na percepção do espectador em relação à trama fora que me dá nervoso ver mil abas abertas.

De forma geral, Amizade Desfeita é um filme mediano, que cumpre o papel de entreter o espectador. Não chega a ser um longa cheio de suspense, é mais light, ideal para você apresentar àquele seu amigo que não curte muito o gênero ou para assistir junto aos amigos, sem precisar ficar prestando tanta atenção.

Nota:


Assista:
Clique AQUI para assistir Amizade Desfeita

Bom filme!

2 comentários:

  1. Eu achei a ideia do filme genial quando fiquei sabendo. Revirei a internet atras do download, e me decepcionei seriamente quando vi o filme. Eu torcia a todo minuto pra eles morrerem logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. o filme não é de se jogar fora, mas pra mim foi decepcionante pq eu esperava muito dele..

      Excluir