terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O misterioso desaparecimento da família Tromp

Algumas coisas acontecem de forma tão misteriosa que sequer o mais criativo roteirista de Hollywood conseguiria pensar em algo do tipo. Um destes casos envolve Mark e Jacoba Tromp e seus três filhos, que tiveram suas vidas alteradas assustadoramente depois de uma simples viagem em família.



A família Tromp era, segundo todos, uma família normal e trabalhadora. Mark Tromp, de 51 anos, e sua esposa, Jacoba, 53, possuíam uma grande propriedade em Silvan, nos arredores da capital vitoriana de Melbourne, na Austrália. No terreno, os Tromp tinham uma exuberante mansão, uma bela plantação de deliciosas groselhas, além de um negócio de terraplenagem bem sucedido. Eram considerados pelos vizinhos uma típica e excelente família de classe alta.


Mas sem qualquer aviso, na segunda-feira 29 de agosto de 2016, o casal junto de seus três filhos adultos - Riana, 29, Mitchell, 25, e Ella 22 - entraram em um carro rumo ao norte na manhã de segunda. Eles não apenas deixaram a fazenda da família, eles haviam fugido. A polícia, mais tarde, ao adentrar na residência da família, encontrou os passaportes, cartões de crédito e telefones celulares, que foram deixados para trás, impossibilitando o rastreio dos Tromp.

Foi revelado mais tarde que Mark e Jacoba estavam sofrendo sinais crescentes de estresse e paranóia. Segundo relatos da mídia, pelo menos um deles tinha se convencido de que alguém estava tentando matá-los, e tomar o seu dinheiro.

Mark e Jacoba Tromp.

O único telefone não deixado para trás pertencia a Mitchell, que o levou escondido da família. Ele disse mais tarde que o tinha levado para garantir que todos estariam seguros, mas que seus pais ficaram cada vez mais delirantes e difíceis de tolerar por conta disso.

Cerca de 30 km de casa, eles o fizeram jogar o telefone pela janela do carro. Os Tromp estavam aparentemente convencidos de que o celular estava sendo usado para rastreá-los.

A viagem levou-os até ao norte,  nas Grutas Jenolan, nas Montanhas Azuis de Nova Gales do Sul
A família dirigiu, no Peugeot SUV prata de Ella, através desse primeiro dia e noite até chegar à cidade de Bathurst, Nova Gales do Sul, a 800 km de distância, a oeste de Sydney. Às 07:00 da terça-feira, 30 de agosto, Mitchell deixou a família e fugiu.

Mais tarde naquela manhã de terça-feira, os quatro Tromps restantes dirigiram para o leste de Bathurst, em um ponto turístico popular, conhecido como as cavernas de Jenolan. Foi lá que Riana e Ella decidiram também fugir de seus pais. Elas conseguiram fugir depois de roubar um carro.

As duas irmãs dirigiram para o sul até a cidade de Goulburn, onde relataram que seus pais haviam desaparecido.

A história abriu caminho na mídia e uma quantidade admirável de australianos se perguntou como uma família poderia ter se tornado tão estranhamente separada e perdida, no que se pensava ter sido uma simples viagem de férias. Os locais por onde os Tromp passaram não eram territórios remotos. Em todos os momentos eles estavam perto de grandes cidades.

Em Goulburn, Riana e Ella decidiram se separar em um posto de gasolina, com Ella dizendo que queria ir para casa para alimentar seus cavalos. Ela se tornou a primeira Tromp a ser localizada quando finalmente chegou à fazenda da família na noite de terça-feira e encontrou a polícia lá. Mitchell chegaria em casa na manhã seguinte dia 31 de agosto, tendo tomado uma série de trens para chegar em casa.

Enquanto Mitchell e Ella pareciam não ter sido psicologicamente tão afetados pela situação, o mesmo não poderia ser dito de Riana.

Ela tinha subido na parte de trás de um veículo utilitário em Goulburn, e só foi descoberta lá pelo condutor depois de ter dirigido por quase uma hora. Ele encontrou Riana, no que ele chamou de um estado catatônico, dizendo não saber seu próprio nome, nem onde ela estava.

Caminho percorrido pela família (legenda abaixo do mapa):


1. Silvan - a família sai de casa na segunda-feira 29 de agosto.
2. Warburton, 30 quilômetros abaixo da estrada, Mitchell joga para fora seu celular.
3. Bathurst - Mitchell deixa a família na terça-feira 30 de agosto.
4. Riana e Ella deixam seus pais nas grutas Jenolan, roubam um carro e dirigem para Goulburn.
5. Wangaratta - suspeita de avistamento de Mark na quarta-feira 31 de agosto.
6. Yass - Jacoba Tromp é encontrada perambulando pelas ruas, na quinta-feira, 1 de setembro.
7. Wangaratta - Mark Tromp encontrado perto do aeroporto no sábado 3 de setembro.

Riana foi levada mais tarde ao hospital de Goulburn, onde permaneceu sob cuidados psiquiátricos. A polícia diz que ela tem sido poupada das acusações de furto do veículo por razões de saúde mental. Ella, no entanto, foi acusada de roubo de carro.

Conforme o interesse da mídia crescia, a busca pelos Tromps restantes começou, Mark e Jacoba saíram das cavernas de Jenolan e voltaram para Melbourne. Um dia depois, na quarta-feira, 1 de setembro, 600 km ao sul na cidade vitoriana de Wangaratta, eles também se separaram. Jacoba foi em direção ao norte, por meios que ainda são um mistério, e foi encontrado no dia seguinte a 350 km de distância em Yass, vagando num estado agitado.

Ela foi levada para um hospital na cidade, e mais tarde foi enviada para Goulburn para ficar com a filha Riana, já que ambas neessitavam de tratamento mental.

Mark tinha ficado em Wangaratta. Após perigosamente assediar um jovem casal, ele foi visto fugindo no Peugeot de Ella. A polícia também começou a investigar uma série de invasões incomuns na cidade, incluindo um motel, embora não esteja claro se eles estavam relacionados com Tromp.

De volta a Silvan, Mitchell e Ella fizeram uma aparição emocional diante da mídia, dizendo que estavam perplexos com o comportamento "paranóico" de seus pais.

"Nunca vi alguém assim ou alguém se comportar dessa maneira, só quero que meu pai seja encontrado", disse Mitchell. "Ele não é perigoso, ele é meu companheiro, meu pai. Eu o amo."

Mitchell e Ella Tromp.

A última peça do puzzle incomum foi finalmente encontrada no sábado à noite, dia 3 de setembro, seis dias após o início da trama, quando Mark Tromp foi encontrado ao lado de uma estrada perto do aeroporto Wangaratta.

Ele foi interrogado pela polícia, avaliado por um oficial de saúde mental, depois liberado para o cuidado de seu irmão policial - mostrando o dedo médio para os fotógrafos conforme se afastava do local.

Ele mais tarde lançou uma declaração mais contrita, pedindo desculpas por "a dor e preocupação causada por esses eventos". Ele pagou pelos gastos hospitalares de sua família, que haviam sido anteriormente custeados pela comunidade preocupada.

Um policial investigador do distrito de Silvan descreveu-o como "o caso mais bizarro que eu vi em 30 anos".

Há especulações de que a viagem foi provocada por uma condição psicológica rara conhecida como "folie a deux" - uma ilusão coletiva.

Mark Tromp (o educado da direita) sendo levado para casa por seu irmão.

O sargento Mark Knight, que conhece a família, disse que não tinham problemas de saúde mental diagnosticados. Não havia nenhuma evidência de uso de drogas, conforme algumas teorias de mídia social tinham sugerido, a família não tinha dívidas e não pertencia a nenhum grupo religioso.

"Este foi apenas um colapso mental enorme, tenho certeza disso", disse o sargento Knight.

"Nunca vi nada assim. É muito difícil de explicar ou falar sobre isso, mas eles estavam apenas temendo por suas vidas e, em seguida, eles decidiram fugir", disse Mitchell."Foi um acúmulo de problemas diários - apenas pressão - e ele lentamente piorou com o passar dos dias."

Enquanto alguns pensam que a família pode ter sido afetada por produtos químicos usados ​​em sua fazenda, os meios de comunicação dizem que a polícia também está investigando a possibilidade de a família ter sofrido de delírios coletivos, em um episódio de "folie a deux".

O termo francês, que significa "loucura a dois", abrange uma condição psicológica rara que ocorre quase exclusivamente em famílias unidas.

Foi originalmente criado para descrever um casal francês do século XIX que começou a exibir
Mansão da família.
comportamentos paranóicos e delirantes. Enquanto os médicos eram incapazes de dizer qual deles tinha se tornado psicótico em primeiro lugar, estava claro que eles tinham caído em um ciclo onde um reforçava os delírios do outro.

No entanto, as razões para o colapso público dos Tromps nunca serão conhecidas. Inúmeras teorias permeiam o caso: uso de drogas psicoativas, envenenamento pelos agrotóxicos usados em sua plantação de groselha, problemas financeiros, perseguições de cultos religiosos e problemas mentais já foram cogitadas para explicar o caso, mas a maioria já foi desmentida pela polícia.

Afinal, o caso da família Tromp pode ser resumida apenas em um caso de psicose coletiva? As autoridades dizem que não se espera que mais acusações sejam feitas, e que a questão agora é simplesmente um caso de família.

Fontes de pesquisa:
BBC: Tromp family: The mystery of a tech-free road trip gone wrong
The Sydney Morning Herald: Bizarre tale of Tromp family road trip cloaked in mystery
Starts at 60: Mystery revealed as to why Tromp family made bizarre diappearance

2 comentários:

  1. Gente! Que locurada esse povo! Olha que fiz um semestre se psiquiatria e nunca ouvi falar de um caso de paranóia coletiva! Que horror.

    ResponderExcluir