segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Psicologo faz ensaio fotográfico que ilustra doenças mentais e depressão

O psícólogo Douglas Amorim, de Cuiabá (MT) encontrou uma forma criativa para ilustrar as sensações sentidas por pessoas com doenças mentais e com depressão. Cada uma das fotos do ensaio fotográfico "Intimidade Depressiva" mostra de forma crua e assustadora, as manifestações emocionais de pacientes em vários estágios da depressão.

O objetivo foi criar empatia e informar sobre doenças mentais que podem levar ao suicídio. “Quis fazer as pessoas que sofrem se sentirem traduzidas e impelidas a buscar ajuda”, explicou Douglas em entrevista ao BuzzFeed Brasil. O psicólogo conta ainda que a maior queixa de seus pacientes é que amigos e familiares não entendem o que eles estão passando. “Quis mostrar visualmente essa angústia para quem nunca a sofreu”, explicou. “As pessoas não sabem que tem tratamento, entendem como fraqueza. Os números só aumentam e isso não é tratado como caso de saúde pública”.


 Esta acima é sobre o sentimento de embotamento emocional ou afetivo, que reflete aquela fase da depressão em que a pessoa se sente incapaz de fazer as coisas mais triviais, como levantar da cama e escovar os dentes.


Já este clique representa a sensação de estar acorrentado.


Esta foto representa a sensação de ter virado um objeto e a perda de significado de si próprio.


Esta foto representa o transtorno de ansiedade.


Esta foto representa a Síndrome do Pânico, uma sensação física de perigo mortal iminente.


Esta foto representa fobia social e timidez patológica, outro aspecto comum da depressão, entre outras doenças.


Esta foto representa a bipolaridade.


Esta foto representa alguém prostrado diante das coisas.


Esta foto traduz a despersonificação, definida por Douglas como um “transformar-se em ‘outra pessoa’, de forma que qualquer coisa pareça insuportável, intransponível”.


Esta foto representa a sensação de ser sempre perseguido pela condição, não importando onde se vá. “Os morcegos representam a doença mental”, diz.

A desinformação sobre a doença pode ser fatal. Sem saber que existe ajuda, as pessoas que sofrem com o problema se sentem sem saída. O suicídio é a segunda causa de mortes de jovens no mundo, perdendo apenas para mortes em acidentes de trânsito, segundo uma série de estudos de 2012 publicados na “Lancet”, um periódico médico.

E mais uma vez, fica aqui a precaição: se você ou alguém que você conheça esteja cogitando a possibilidade de cometer suicídio, procure imediatamente ajuda médica e busque informações no CVV.

Fonte de pesquisa: 


8 comentários:

  1. Adoro ver a arte bem aplicada de forma que possa ajudar as pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Essa foi uma ótima idéia, pois ilustra as doenças que não são "visíveis" a quem ainda não entende sua gravidade.

      Excluir
    2. Eu já passei por algumas dessas situações, realmente não é fácil

      Excluir
  2. Ba que legal que ficou! Dá claramente entender o que é, pq só o nome da doença em si não faz com o que entendamos. Agora o transtorno de ansiedade super me identifiquei, é bem assim que em dias de estado de mania eu me sinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve ser nem um pouco fácil conviver com este tipo de problema, ainda mais quando o mundo não consegue entender e acha que é besteira.. acho que muita gente já teve um familiar ou um amigo que já sofreu de depressão, síndrome do pânico ou outras doenças do tipo, e só sentindo na pele o que é ver um ente querido sofrendo pra entender a gravidade da situação..

      Excluir