terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Combustível pra pesadelos - Robô Telenoid R1



O roboticista japonês Hiroshi Ishiguro acaba de lançar um novo android teleoperado: uma criatura estranha robótica chamado Telenoid R1.


Ishiguro, professor da Universidade de Osaka, é famoso por criar andróides humanóides criados para "transmitir a presença" de pessoas para um lugar distante. Seus andróides telecomandados anteriores
incluem uma réplica robô de si mesmo que deu o nome de Geminoid HI- 1 e um androide feminino sorrindo chamado Geminoid F.

Mas o novo robô Telenoid R1 é bem diferente. Os androides anteriores tinham aparências realistas, cada detalhe tentando reproduzir as características de uma pessoa real. O Telenoid tem um design minimalista. O tamanho de uma criança pequena, tem um torso macio com uma cabeça careca, um rosto de boneca, e tocos no lugar dos membros. Parece um feto supercrescido.

Ishiguro e seus colaboradores dizem que a idéia era criar um robô teleoperado que poderia parecer homem ou mulher, jovem ou velho, e que poderia ser facilmente transportado.

Os pesquisadores, que demonstraram o robô hoje em conferência de imprensa, em Osaka, esperam que ele seja usado como um novo dispositivo de comunicação, com aplicações em trabalho remoto, a educação à distância, e de cuidados com idosos. O objetivo do projeto, uma colaboração entre a Universidade de Osaka e do Instituto de Pesquisa Avançada Internacional de Telecomunicações do Japão, conhecida como ATR, é investigar os elementos essenciais para representar e transmitir presença humanóide.


A idéia é mais ou menos essa: o Telenoid R1 recria a presença de um usuário remoto, ou seja, se uma pessoa quer falar com você pela internet (por exemplo), o robô fica falando com você como se fosse essa pessoa, para fingir que ela está do seu lado.

Mesmo seus criadores admitem a Telenoid R1 , o que será demonstrado no festival deste ano Ars Electronica em Linz , na Áustria , é um pouco, uh, estranho:

A aparência original pode ser misteriosa. No entanto, uma vez que nos comunicamos com os outros, utilizando o Telenoid, podemos nos adaptar a ele. Se um amigo fala com o Telenoid, podemos imaginar o rosto do amigo no rosto do Telenoid. Se aceitá-lo, temos a sensação de que nós estamos abraçando o amigo.


O Telenoid R1 usa motores DC como atuadores, e há apenas nove em seu corpo. Andróides anteriores de Ishiguro usar atuadores pneumáticos, o Geminoid HI- 1 tem 50 atuadores , e o Geminoid F tem 12. O corpo menor e mais simples do Telenoid ajudou a reduzir os custos de desenvolvimento e produção. Uma versão de pesquisa do robô vai custar cerca de $ 35.000, e uma versão comercial cerca de US $ 8.000. Eles estarão disponíveis ainda este ano, distribuído pela Ansioso Co. of Japan .

Veja a interação:


Tá.. vamo entender uma coisa aqui ca tia Metzger..

Esse bicho aí, esse negocio que fizeram aí, é um robô..
Tá.. 
Agora me fala um negócio aqui: Por que..

VEJA BEM!

POR QUER precisa ser assim?

Por que não pode ser um robô fofinho?
Precisa parecer um Gasparzinho drogado? Não precisa!

Imagine

Só imagine!

Você levantando de madrugada pra fazer um xixizinho esperto, e de repente tu olha pro lado e essa porra tá lá, te olhando, encarando sua alma! 

Imagina ele te enforcando em aqueles cotocos..

Mds, cara..

Toco medo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário