quarta-feira, 2 de abril de 2014

Bolo "canibal africano"

Com certeza vocês já viram este vídeo pela internet, onde um bolo feito em moldes de um corpo humano - mais precisamente, o de uma mulher negra - grita enquanto as pessoas cortam-no em pedaços.


Muitas pessoas acharam a temática do bolo curiosa, bizarra, e até engraçada, mas a verdade é que, este projeto trás uma dura realidade.

O artista sueco responsável, Makode Linde, é o "rosto" do bolo. Ele também é responsável pelo projeto "Afromantics" onde ele pinta rostos negros em ícones da cultura ocidental. Sua intenção na confecção do bolo, que ficou comumente conhecido como Painful Cake, é representar o sofrimento da mutilação genital que milhares de mulheres africanas sofrem diariamente.


O projeto do bolo chocou pessoas por todo o mundo, algumas dizendo até, que se tratava de racismo. Entretanto, a real intenção do artista era chamar atenção para o que acontece todos os dias, principalmente com com mulheres africanas, que em tenra idade, são obrigadas a passar por uma intervenção cirúrgica, onde tem seu clitóris é amputado de maneira clandestina, de modo a que estas não possam sentir prazer durante o ato sexual. Esta cirurgia é feita sem qualquer acompanhamento médico, em lugares sujos, com instrumentos médicos precários, e sua prática acarreta sérios riscos de saúde para a mulher, por vezes de forma permanente.

O fato é, que o Painful Cake é realmente um projeto chocante, mas mais chocante ainda, é imaginar que coisas como essa ainda acontecem regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário