quarta-feira, 7 de maio de 2014

Hyakumonogatari Kaidankai: O jogo dos 100 fantasmas

Jogo do copo, brincadeira do compasso e tabuleiro Ouija. Todas essas formas de "comunicação com o além" tem origem na parte ocidental do mundo. Mas será que o oriente também tem seus próprios métodos de necromancia?


O Hyakumonogatari Kaidanka, ou Kaidan (que pode ser traduzido literalmente como "Reunião para contar 100 histórias de aparições) foi e é considerado até hoje, a maneira mais eficaz de invocar espíritos nas terras orientais. Não se sabe ao certo de onde e quando essa técnica originou-se, mas acredita-se que este jogo
era praticado pela classe de samurais como teste de coragem, durante o período Edo no Japão, que concerne as datas de 1603 à 1868.

O relato mais antigo conhecido sobre o Kaidan está registrado no livro de contos Tonoigusa, escrito em 1660 por Ansei Ogita. Neste livro, conta-se a história de um grupo de samurais que se reuniu para realizar a brincadeira. Ao final da sessão de histórias sobrenaturais, uma mão gigante surgiu sobre eles. No entanto, o rápido bradar de uma espada revelou ser apenas a sombra de uma aranha, terminando a história com os gracejos sobre aqueles que tremeram de medo.

Em pouco tempo, Kaindan tornou-se um fenômeno popular. Desde pessoas da alta aristocracia à pobres camponeses e trabalhadores rurais passaram a conhecer e a jogar este misterioso jogo, e acabou por se tornar tema de livros, comumente conhecidos como Kaidan-shu.

O jogo dos 100 fantasmas, ou variavelmente chamado como jogo das 100 velas tem como objetivo contar 100 histórias de fantasmas diferentes para invocar os espíritos. Teoricamente, com chegar na 100ª história, os espíritos se manifestariam para os participantes. Há uma grande variedade de modos de se jogar o Kaidan. Em uma delas, para jogá-lo, é necessário um grupo relativamente grande de pessoas (pelo menos 4 participantes), além de:

-100 velas;
-1 mesa de centro pequena;
-1 espelho.

De acordo com as regras do jogo, cada um dos componentes do grupo deve contar uma história de fantasmas ou um conto folclórico regional que tenha tema paranormal. Após terminar de contar, o mesmo deve dirigir-se à uma das velas e apagar sua chama, em seguida deve olhar para o espelho na superfície da mesa, que deve estar no centro da sala. O folclore oriental diz que os espelhos podem refletir aquilo que não podemos ver, e essa é a maneira mais simples de contactar um fantasma.


Conforme as histórias forem sendo contadas, as velas devem ser apagadas. Quanto mais velas forem se apagando, mais escuro torna-se o quarto, criando um refúgio seguro para a evocação dos espíritos. Quando chegar à 99ª vela, os participantes podem decidir se querem ou não continuar.

Supostamente, ao chegar na 100ª vela, os espíritos devem ser invocados e seus reflexos irão aparecer refletidos no espelho. 


AVISO: SE TIVER ALGUM LOUCO QUE QUEIRA JOGAR ESSA BUDEGA, O SHOW DO MEDO NÃO VAI SE RESPONSABILIZAR POR EVENTUAIS INCÊNDIOS CAUSADOS PELA QUANTIDADE DE VELAS. TÊJE AVISADO!

2 comentários:

  1. Eu até faria com minhas amigas e amigos(dão 4 certinho, mesmo q eu tenha mais contato com um)… se eles n fossem medrosos.

    ResponderExcluir
  2. O aviso no fim do post diz respeito a ti também, viu HAHA!

    ResponderExcluir