quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O misterioso apito Asteca


O povo Asteca é, sem sombra de dúvidas, um dos povos mais enigmáticos que já surgiram no planeta Terra. Poucas informações sobre a cultura asteca foram salvas, tendo assim, uma grande quantidade de informações importantes sobre este povo, enterrados pra sempre no desconhecido

Um dessas informações diz respeito a um pequeno apito em forma de caveira, descoberto há décadas, mas que foi estudado profundamente há pouquíssimo tempo.


Um dos apitos conhecidos como "Aztec Death Whistle" (Apito Asteca da Morte), feito de barro em formato de uma caveira adornada foi encontrado em um templo em Tlatelolco, ao lado de dois esqueletos, provenientes de jovens homens de aproximadamente 20 anos que provavelmente foram alvo de sacrifícios humanos. A descoberta foi espantosa, mas inicialmente pensou-se que tratava-se apenas de um simples brinquedo, talvez um pouco "perturbador", para crianças.


Os arqueólogos pesquisaram sua confecção, seus adornos e traços, mas simplesmente esqueceram do mais simples: apitá-lo. Quando finalmente o fizeram, eles descobriram que aquele pequeno objeto de barro em forma de crânio inquietantemente decorado fazia um ruído arrepiante descrito por um arqueólogo como "o grito de milhares de cadáveres".

Ouça:


Os arqueólogos acreditam que os apitos eram usados em rituais de morte asteca, ou como um sinal para o início dos sacrifícios de escravos. Há também a hipótese de que o apito foi concebido para servir como um "grito de guerra" para amedrontar os inimigos. Não há informações contundentes sobre esses fatos.

3 comentários:

  1. É um som angustiante mesmo, lembra até aquela visão bem perturbadora e claustrofóbica de inferno, onde os mortos queimam no fogo impiedoso e suplicam por salvação....

    Muito interessante

    ResponderExcluir