quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Quarta do Terror - Lake Mungo


Ficha Técnica:
Direção: Joel Anderson
Ano: 2008
País: Austrália Go Space Broncos!
Duração: 84 Minutos
Título Original: Lake Mungo


Sinopse:
Alice Palmer morre acidentalmente num lago local. Depois do corpo ser reconhecido, os familiares de Alice passam a presenciar manifestações sobrenaturais em casa ou em suas imediações. Com essa manifestações, fitas de vídeo e fotografias começam a surgir, onde pode-se ver a silhueta da kovem. É iniciada então toda uma investigação paranormal que não só vai abalar a comunidade como vai desvendar o verdadeiro segredo por trás da morte de Alice.

Elenco:
Uma porrada de australiano que eu não conheço.


Crítica:
O filme de hoje vem em formato "Mockumentary" ou "falso documentário", um formato bastante conhecido e explorado atualmente. Já bastante desgastado pelo excesso de filmes com essa temática, os mockumentários já não conseguem cumprir com o compromisso de "tornar o filme mais verossímil" aos olhos dos expectadores, já bastante saturados de longas com esse estilo de filmagens. Há uma incrível variedade de mockumentários, sobretudo de terror, e a maioria destes, ruins e mal feitos. Graças à esses filmes, o estilo está em constante decadência, o que dificulta o interesse dos espectadores em mockumentários novos, por isso, filmes realmente bons como Lake Mungo acabam tornando-se parte da profunda camada de filmes que poucas pessoas se interessarão em conhecê-los. Então deem uma chance à esse filme, que fará você repensar sobre a validade desse estilo de filmagem.

Lake Mungo é um daqueles filmes que brinca com o espectador. Te faz acreditar que realmente o que você está assistindo é nada menos que um documentário sobre uma família que está sofrendo com atividades paranormais em sua casa, que consegue se passar facilmente como um documentário real, se qualquer pessoa que o assista não leia antes sua sinopse. Também te faz acreditar, desacreditar e acreditar em um curto espaço de tempo, nas evidências expostas no filmes, só de zoa.


Nele, vemos uma série diálogos de amigos, familiares, conhecidos e especialistas com um ar sério típico de documentários reais, trechos de reportagens sobre a morte de Alice, além de fotos bastante convincentes que competem ainda mais veracidade ao longa. Tudo tão bem feito que na primeira foto, você já fica com o cu na mão achando que realmente trata-se de um fantasma real de um caso real. Desde às fotos com alta resolução até as gravações mal feitas pelo celular foram pensadas para esse propósito.

Quanto à fotografia, montagem e filmagem, tudo é impecavelmente criado para permitir que a experiência do espectador seja suave e sutil. O suspense do filme (que irá discorrer em um ritmo não tão rápido, mas constante), não está em jumpscares ou efeitos sonoros de impacto, mas sim, incorporado diretamente no próprio enredo e sobretssisriudo nas evidências capturadas.

O filme porém, não segue uma única linha de pensamento, e permite um leque muito grande de possibilidades em uma trama complexa, o que pode confundir alguns espectadores menos propensos a perceber as pequenas nuances do enredo.


O final, embora tenha me deixado com uma sensação de ter perdido alguma coisa, é bom o suficiente para o filme, e as fotos nos créditos são um show a parte.

Enfim, um filme muito bom, que infelizmente não fez o sucesso que merece. Vale muito a pena assistir.

Nota:


Assista:
Clique AQUI, desça um pouco a tela e feche os anúncios para assistir.

Bom filme!

2 comentários:

  1. Nossa, 3 anos depois estou desenterrando o post kkkkkkk

    Mas eu queria mesmo uma segunda opinião. Assisti o filme há alguns dias( na Friday 13), e fiquei com uma sensação de que eu não tinha pegado bem a estória do filme, e por isso não me prendi, então, eu revi e entendi o que havia faltado.

    O filme não cumpriu minhas expectativas implícitas, o que foi um grande feito. Porque eu, por já ter assistido vários do mesmo estilo, esperava algo igual. Tudo começa com um tom sério e depois se acaba com todo mundo dando aloka e segurando a câmera de forma tosca. Mas, Lake Mungo me surpreendeu. Me senti vendo um autêntico documentário do History! A forma como os fatos, fotos e entrevistas são colocados dão um ar sério que não te deixa duvidar do que esteja acontecendo. A estória (inclusive a reviravolta final) foram muito boas. Você se pergunta se era realmente uma atividade paranormal ou uma interação no espaço-tempo.
    Porém, por mais que tenha gostado do filme. Confesso que o suspense é adicionado a conta gotas, me deixando até algumas horas, entediado e me perguntando "o que eu tô assistindo, afinal?".

    Resumindo, Um filme ótimo, mas não espere um mockunmentary típico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te contratar pra fazer crítica de filmes pro blog HAHA!

      Escreveu bem melhor que eu!

      Excluir