quinta-feira, 7 de maio de 2015

Quarta do Terror - Extermínio

Ficha Técnica:
Direção: Danny Boyle
Ano: 2002
País: Reino Unido
Duração: 112 Minutos
Título Original: 28 Days Later



Sinopse:
Ecologistas invadem um laboratório a fim de libertar alguns macacos que estavam sendo usados como cobaias. O que eles não se preocuparam em saber foi qual o tipo de experiência que estava sendo testada. Eles carregavam um vírus experimental chamado RAGE, que infecta os que estavam no local. 28 dias depois, um homem acorda nu e desmemoriado num hospital. Ele encontra o local completamente abandonado e a cidade deserta, dando início à sua jornada pela sobrevivência.

Elenco:
Greenpeace, Rick Grimes do gueto, Michone do Paraguai, Obelix, um exército de fdp.

Crítica:
Sabe qual o maior problema para uma pessoa que se acostumou a escrever críticas sobre filmes? À partir do momento em que se começa a prestar atenção à cada detalhe que compõe a obra, é praticamente impossível assistir um filme "por esporte", apenas como um mero espectador. Há sempre aquela vozinha chata no fundo do meu subconsciente que diz "isso não ficou legal" ou "essa cena é uma bosta" ou ainda "essa porra não fez sentido nenhum". É claro que isso não me faz uma expert em críticas cinematográficas, tampouco que minha opinião seja única e inexorável, mas o que eu quero dizer é que, mesmo que o filme seja bom, eu sempre vou encontrar alguma coisa que não tenha me agradado nele.


E por que caralhos eu escrevi essa introdução gigante antes de começar a falar sobre o filme? Porque, ao contrário de muitas outras críticas de Extermínio escritas por vários sites, provavelmente bem mais competentes e hábeis na produção de análises cinematográficas que eu, minha crítica poderá não ser tão positiva.


Extermínio é um filme de zumbis não tão convencional como aqueles que estamos acostumados à assistir. Dentre as diferenças, podemos citar a troca dos mortos vivos lentos por zumbis mais rápidos e a igualmente ágil atuação da doença no organismo, onde uma pessoa infectada tem em torno de 20 segundos até se transformar em um monstro comedor de cus.

Caracterizado como "uma resenha do comportamento humano em situações de crise", Extermínio também envolve-nos em um drama elaborado com romance, tensão e angústia, conforme os protagonistas se veem frente à frente com um inimigo ainda mais perigoso que os próprios zumbis: o ser humano.

O enredo é interessante e aborda um tema já bem recorrente dos filmes de terror (zumbis, fim da civilização, etc), porém de uma maneira diferente, e isso envolve também a maneira como o próprio filme foi dirigido e até filmado.

Uma das coisas que chamam atenção é a falta de cenas mais "violentas", o que caracterizam filmes do gênero, o que, na minha opinião, conta como ponto negativo, afinal, o que é um filme de zumbi sem as tripas de alguém espalhadas pelo chão?

Outra coisa que me deixou bem desconfortável foram os cortes das cenas, que ao meu ver, deixaram o longa um pouco desorganizado, com uma passagem de tempo bem confusa.


Aproveitando o momento, que tal um pequeno teste pra saber se você está prestando atenção? Os frames abaixo foram tirados da cena em que dois personagens conversam sobre a falta de água acarretada pelo "apocalipse zumbi". Frank estava explicando que colocara os baldes no telhado para captar a água da chuva, mas que não chovia há 10 dias.

Agora observe as cenas e me diga os que há de errado no plano de Frank:


Encontrou o erro?

Enfim, não sei dizer se gostei ou não de Extermínio, por isso, aproveitem os comentários pra deixarem suas opiniões.

Nota:


Assista:
Clique AQUI e depois em Assistir. Escolha a opção DropVideo.

Bom filme!

3 comentários:

  1. O erro seria a cesta? Já que a mesma n pode ficar cheia de água por causa dos "buracos" foi ao menos isso q consegui ver...

    ResponderExcluir
  2. mas no caso o erro esta nas duas fotos...e outra coisa, o filme não é ruim assim não e não tem tantos cortes bruscos assim não, e tb não acho nada confuso, apesar das situações mudarem rapidamente, a história segue bem, muito melhor que extermínio 2, onde usaram atores mais famosos que o primeiro filme e acabou deixando a desejar, tanto que a única coisa que caracteriza a continuação do primeiro é o vírus, praticamente não há nenhum vínculo entre as duas histórias, estou falando é claro sobre os personagens do primeiro que sequer foram citados. mas enfim espero que filmem um terceiro...

    ResponderExcluir