sábado, 27 de junho de 2015

Quarta do Terror - A Chave Mestra


Ficha Técnica:
Direção: Iain Softley
Ano: 2005
País: EUA, Alemanha
Duração: 116 Minutos
Título Original: The Skeleton Key

Sinopse:
Caroline Ellis é uma jovem que acompanha doentes terminais, com o objetivo de juntar dinheiro para poder cursar a escola de enfermagem. Em um de seus trabalhos ela aceita acompanhar um senhor inválido, Ben Devereaux, que mora com sua esposa Violet em um terreno isolado na cidade de Nova Orleans. O local é famoso pela quantidade de cerimônias místicas lá realizadas, mas Caroline não acredita nestas crendices. Ben sofreu um derrame recentemente, que o deixou praticamente paralisado e mudo. Para que Caroline possa percorrer a casa à vontade, Violet lhe entrega uma chave mestra que abre todas as portas. Porém em suas andanças ela encontra uma porta escondida, localizada atrás de uma estante e no fundo do sótão. Caroline abre a porta com a chave mestra e lá encontra várias antiguidades, espelhos que foram retirados de todos os demais cômodos e ainda artefatos aparentemente ligados à prática de algum tipo de magia.


Elenco:
Os macumbeiro, o véio, a véia, o advogado e a protagonista importante.

Crítica:
Estou tentando imaginar por qual ponto devo começar a crítica de A Chave Mestra. Talvez pelas atuações, pelo enredo ou pelo cenário. Não. Decidi falar sobre o local onde a história se passa, a mística e encantadora Nova Orleans. Para quem não sabe, Nova Orleans é considerada a cidade mais populosa de Luisiana, e a mais assombrada dos EUA. A cidade foi inicialmente explorada pelos franceses, que transformaram-na em lar para imigrantes vindos de outras cidades colonizadas pela França, como os haitianos, por exemplo. Aliás, Nova Orleans tornou-se residência para pessoas de muitas outras nacionalidades, como nativos americanos, alemães, franceses e irlandeses.


Os haitianos, com certeza foram o povo que mais marcou a história de Nova Orleans. Saindo de seu continente natal sem deixar sua identidade, os africanos sentenciados à uma vida de escravidão levaram consigo os ensinamentos de uma religião que o novo mundo jamais ouvira falar: o vodu. Com o passar dos anos, o vodu foi se adaptando à nova terra, tornando-se uma derivação da religião principal, chamada posteriormente de voodoo. Essa prática perdurou durante os séculos até os dias atuais, e ainda hoje é possível encontrar adeptos dessa religião.

Em A Chave Mestra, a trama se concentra justamente nesse misticismo religioso por trás de Nova Orleans. Na história, a protagonista começa a trabalhar em uma casa que pertencia anteriormente a uma família muito rica da cidade. Ao vasculhar os trinta e tantos quartos, a jovem descobre um pequeno quarto no final do sótão, onde muitos objetos voodoo se encontram. Ela então começa a se aprofundar na macabra história do local e de seus moradores, se envolvendo com forças que ela ainda desconhece.

Os atores e atrizes atuam muito bem, e conseguem passar veracidade aos papéis que interpretam, mas a falta de aprofundamento de suas histórias incomoda um pouco.

Embora o enredo de A Chave Mestra seja interessante, o filme em si é bem mediano. Não posso deixar de mencionar que notei algumas cenas imuteis como a do posto de gasolina, por exemplo. Outro ponto negativo sãos jumpscares batidos e repetitivos e que não assustam ninguém. Há ainda alguns buracos no enredo que não saem da minha cabeça, mas não posso citá-los pois trata-se de spoiler.


Mesmo com tantos problemas, o final é surpreendente e interessante. Mesmo você já tendo noção do que se passa e de como vai acabar, ele ainda consegue surpreender o espectador de maneira simples e sem exageros.

Enfim, A Chave Mestra é um filme mediano e que teria potencial para ser melhor, mas com um enredo interessante. Vale a pena assistir.

Nota:


Assista:
Clique AQUI e depois em Assistir. Escolha a opção DropVideo.

Bom filme!

4 comentários:

  1. Adorei o final do filme, fiquei :O
    Pena que eu só fui entender tudo depois que o filme acabou :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que tinha conseguido prever o final antes do filme acabar, mas quando acabou eu tbm fiquei chocada..

      Um puta final, sem dúvidas..

      Excluir
  2. Eu gostei muito desse filme. A parte de deu mais cagaço foi ouvir aquela música da conjuração.

    ResponderExcluir