quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Eclipse lunar e cometa poderão ser vistos nos céus nesta sexta-feira


No dia 10 de fevereiro de 2017 um eclipse lunar penumbral e a passagem do cometa 45P, também chamado de Cometa do Ano Novo, poderão ser vistos no céu. O eclipse poderá ser visto a partir de 19h32, no Recife. O auge do fenômeno será às 21h44 e deve durar até 23h53.

Nesse momento, a sombra da Terra vai escurecer a Lua Cheia por alguns instantes, tornando seu brilho menos intenso. Esse será o primeiro eclipse lunar de 2017 e poderá ser visto nas Américas, Europa, África e em grande parte da Ásia. No auge, 98,8% da lua estará coberta.

Já passagem do cometa 45P, embora seja a sua maior aproximação em relação à Terra, é mais restrita aos amantes da astronomia, pois só poderá ser vista com o auxílio de instrumentos.


Em uma postagem no site oficial, a Nasa divulgou que o cometa 45P ficará ainda mais perto da Terra no dia 11, quando ficará a 0,08 unidades astronômicas, equivalente a 7,4 milhões de milhas da terra.
Ainda em fevereiro, poderemos testemunhar um eclipse solar. No dia 26, ele será visto parcialmente no céu do Recife. Mas é preciso estar atento, pois, com auge às 12h30, apenas 15,4% do sol estará coberto.

Fonte: CuriosaMente: Eclipse lunar e cometa podem ser vistos no céu na sexta-feira

6 comentários:

  1. Tomara mesmo que dê pra pra ver, vou montar a luneta e tentar ver, sempre que anunciam essas coisas eu nunca consigo ver nada né,mas enfim tomara que dê, sou apaixonado pela lua!!!!! Se ser amanhã conto! HAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dica: tente aprender a identificar as constelações; assim você conseguirá saber onde procurar (em se tratando de cometas). Garanto que é algo para toda a vida... E quanto ao cometa 45P/ H.M.P., ele está se mostrando difícil nesta passagem, até para observadores experientes... Experimente consultar as páginas do Heavens Above e REA Seção Cometas, que dão boas informações sobre esses objetos fascinantes... Abraços!

      Excluir
  2. Ba nem te conto! Só para variar o tempo ficou nublado! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Que coisa sempre dá um problema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai aqui tbm.. pode estar o céu limpo limpo, que no dia da porra do eclipse ele nubla do nada.. mas dessa vez eu já tava preparada: fui dormir e nem tentei ver nada HAHAH!

      Excluir