quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Quarta do Terror - Exorcismus: A Possessão

Bom, visto que ultimamente eu tenho escolhido uns filmes bem bostas pra trazer à vocês (vide o último Quarta do Terror), eu decidi replanejar a Quarta do Terror, para que fique melhor e não parece uma simples encheção de linguiça da minha parte (confesso que era, dsclp).

Sério. Eu fico extremamente desconfortável quando eu acho um filme pelo "olhômetro" que parece bom, posto sem assistir e quando eu assisto, acabo percebendo que se trata de uma baita porcaria. Por tanto, quero deixar a Quarta do Terror mais elaborada, fazendo uma pequena crítica do filme para vocês, além da ficha técnica, trailer e sinopse, acompanhado da nota (de 0 à 5) que eu darei ao mesmo. Tudo o mais irreverente possível (ceis me conhecem..).

Parece bem clichêzinho.. muitos blogs fazem isso. Mas é a maneira que eu encontrei de levar essa postagem semanal à sério, assistir o filme com antecedência e não continuar com a cagada que eu comecei logo no início do Quarta do Terror, que é não dar tanta bola para o post.

Recado dado, vamos ao filme escolhido de hoje:

Ficha Técnica:

Direção: Manuel Carballo
Ano: 2010
País: Espanha
Duração: 98 minutos
Título original: La posesión de Emma Evans


Sinopse:
Emma é uma adolescente que cresceu rodeada pela superproteção dos pais, que sequer a deixam frequentar a escola, obrigando a jovem a estudar em casa. Ela tem uma mãe chata e autoritária, um pai bundão e um irmão mala, e vive sendo oprimida por todos da casa.

É claro que uma adolescente em pleno início de puberdade se rebela ao ser defrontada por tantas regras e tanta superproteção dos pais, e Emma acaba se tornando uma jovem depressiva e anSeia por finalmente ter sua liberdade.


Emma deseja tanto ter sua liberdade, que acaba fazendo cagada, e leva sua família toda a sofrer as consequências de sua imaturidade.

Elenco:
A guria com memória fotográfica, a mãe cuzona, o pai "mulher de vagabundo", o irmão que deviam afogar na banheira (não, pera..) a prima léixbica, o primo é-o-que-tem-pra-hoje e o tio padre gatinho estilo Fábio de Melo from Hell.


Critica:
Eu ouvi tanta gente reclamando desse filme, que acabei por demorar muito tempo em assisti-lo, pois pensei que seria perda de tempo. Quando finalmente eu resolvi deixar a opinião dos outros de lado, me surpreendi, porque Exorcismus não é tão ruim quanto dizem. Aliás, se comparado com alguns filmes de terror que andam saindo ultimamente, esse até que tá dahora.


As pessoas falam sobre as cenas repetitivas, vistas em outros filmes com o mesmo tema, tais como O Exorcismo, O Exorcismo de Emily Rose e O Ultimo Exorcismo, mas não percebem que esses "ingredientes" clichês são o que dá real sabor à história. Como você quer um filme de possessão sem os famosos "olhos brancos", ou sem a tão aclamada cena do crucifixo marcando a pele do possuído, ou sem aquele tão conhecido contorcionismo maroto, de quebrar a coluna de qualquer contorcionista? É impossível um filme sobre exorcismo sem essas características, que se tornaram a formula do sucesso para filmes com essa temática. Seria algo como pedir uma pizza de presunto sem presunto..

Embora você ainda consiga perceber alguns fios de história meio perdidos, o enredo é envolvente, divertido e interessante. Surpreende em várias partes, o filme está longe de ser clichê ou paradão. Vale a pena assistir!

Nota:



Assista:


Gostou do novo formato de Quarta do Terror?

4 comentários:

  1. PIPOQUINHAS CAUAI DESU, MOCHI MOCHI •u•
    Sem querer soar grammar nazi… mas…
    Anseia*
    FEAR THE BAD GRAMMAR VISION-qqqq
    Mentira, quero soar chata não q.q vivo escrevendo errado aqui e quero sair corrigindo ozôto, pode isso Arnaldo…

    ResponderExcluir
  2. Ops 3:

    Culpa do corretor do Chrome, que não avisou..

    Valeu pelo toque HAHA!

    ResponderExcluir
  3. Curti pela mensagem que o filme passou

    ResponderExcluir
  4. No filme fica claro o ceticismo da mãe da jovem, ela diz que demônios não existem e que padres dizem que é uma metáfora para o mal. Quando o padre responde que o demónio nao precisa da opinião de bispos para existir,imaginei nossa esse filme vai ser top porque vai seguir a linha da demonologia de modo verdadeiro. Depois o povo esculhamba a imagem do sacerdote que mostra o mesmo incentivando a moça a realizar um pacto de sangue, aquela cena do círculo com água benta não faz parte do Rito Romano de exorcismo, mais parece rituais gnosticos. A Fé é claramente atcada pela açmelhor amiga da personagem. Por fim a maldade que se dá do personagem que atrai o mal a vida da jovem acabando com sua família. Em resumo fica pairando no ar a ideia de que o mal vence apesar de do nada aparecer um padre e dizer que ela nao tem mais nada a ponto até de tocar em um crucifixo. Ai vc se pergunta o que diabo foi isso? Um padre estava em desobediência com a fe e igreja o que ja mostra o tipo de falta com a busca da verdade sobre tal tema.

    ResponderExcluir